Marcelo Queiroz participa de encerramento da capacitação para bancas avaliadoras realizada dentro da parceria do Sistema Fecomércio RN com a Alemanha

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, participou na quinta-feira, 11, do encerramento do Treinamento para Formação de Bancas Avaliadoras, realizado pelo especialista alemão, Christian Reuter desde a segunda-feira, 8.


A capacitação contou com a participação de instrutores, empresários e representantes de entidades ligadas ao segmento de turismo e hospitalidade do estado. A iniciativa faz parte do Projeto Verena, parceria consolidada e vitoriosa, desenvolvida pelo Sistema Fecomércio RN com a Câmara de Comércio e Indústria da cidade de Trier (EIC Trier), na Alemanha.

Ao longo do curso, o expert deu explicações sobre o sistema de avaliação com bancas na Alemanha – que é base do consagrado Sistema Dual de ensino, elogiadíssimo no mercado europeu por possibilitar alinhamento entre o ambiente acadêmico e o mercado de trabalho – realizou atividades práticas para avaliação de profissionais nas ocupações de Cozinheiro, Garçom, Recepcionista e Camareira em Meios de Hospedagem. Oito profissionais do estado foram certificados, de acordo com os critérios utilizados no pais europeu, durante as práticas promovidas. Também foram discutidos indicadores e técnicas de avaliação, bem como realizadas atividades práticas.


O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou que o objetivo da ação é auxiliar o Senac a construir um modelo de trabalho para o Rio Grande do Norte com foco na certificação.


“Estamos aprendendo com os melhores especialistas no mundo quando o assunto é certificação e educação profissional. Este trabalho desenvolvido no Rio Grande do Norte é único no Brasil. Estamos certos de que iremos trazer inúmeros benefícios para a atividade turística do nosso estado, com esta ação em especial”, destacou.


O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), José Odécio, foi um dos empresários participantes. Segundo ele, esta formação é uma oportunidade para repensar alguns paradigmas da formação profissional. “Estamos tendo a oportunidade de conhecer o exemplo bem-sucedido da Alemanha, que é referencial mundial no assunto. Há muito ainda o que aprimorar e avançar neste processo. Este é um desafio para todos nós trabalharmos em conjunto, Senac e empresários”, afirmou.


Dando continuidade ao projeto, no mês de maio, uma delegação técnica liderada por Queiroz viajará para a Alemanha, onde acompanhará in loco a realização de Bancas Avaliadoras.

O SISTEMA DUAL


As Bancas Avaliadoras fazem parte de um método de ensino chamado “Dual”, utilizado na Alemanha, país que tem a formação profissional reconhecida como uma das melhores do mundo. Este Sistema alia aulas na escola à experiência profissional, para obtenção de uma qualificação diferenciada. Ao final do curso, além dos exames finais, os alunos são submetidos a uma Banca formada por empregados, empresários da área e instrutores, a fim de verificar se estão aptos ao ingresso no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *