Senac assina convênio para desenvolvimento do turismo de Parnamirim

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, assinou na manhã desta sexta-feira,16, contrato para implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL Turismo) com o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira.

Esta é a terceira cidade a implementar o Programa no Rio Grande do Norte. Desde 2018, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul estão trabalhando com a metodologia.

Marcelo Queiroz explicou que o DEL Turismo se insere na parceria que o Sistema Fecomércio RN, através do Senac, desenvolve com o estado alemão da Renânia-Palatinado e com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). “Esta iniciativa segue uma inovadora metodologia de gestão do desenvolvimento econômico, com foco no fortalecimento da cadeia turística em municípios de pequeno e médio portes. Com ele, as cidades passam a pensar o segmento com um olhar técnico, centrado em resultados, em melhoria de produtos e na geração efetiva de emprego e renda para a população”, afirmou.

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, destacou que a implementação do DEL irá contribuir no processo de elaboração do planejamento estratégico da cidade. “Esta é mais uma ação para o desenvolvimento da nossa economia, com a geração de emprego e renda, por meio do fortalecimento do turismo”, disse. 

Parnamirim conta com diversas atrações exploradas turisticamente, como a Praia de Pirangi do Norte, que abriga o maior cajueiro do mundo e os famosos parrachos de Pirangi. O Rio Pium, a Praia de Cotovelo, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno e o Planetário são outros destaques da cidade.

Participaram do momento de assinatura do contrato, o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, os secretários municipais de Planejamento, Finanças, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Giovani Rodrigues Júnior; do Gabinete Civil, Wolney Freitas de Azevedo França; o assessor especial de Turismo, Paulo Lopes; e o presidente da Associação dos Empresários do Litoral de Parnamirim, Gastão Grossmann Cabral.

Saiba mais – O DEL é estruturado com base em um Conselho e Câmaras Técnicas. A ideia é unir os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada, terceiro setor e técnicos, para trabalharem de forma conjunta. Com a consultoria do Senac RN, é prevista a elaboração e implementação da Política Desenvolvimento Local do turismo e de um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *