Inscrições abertas para o Prêmio Nacional do Turismo 2019

O Ministério do Turismo reforça a abertura das inscrições para o Prêmio Nacional do Turismo 2019, que se encontra com inscrições abertas até 17 de outubro pelo endereço www.turismo.gov.br/premionacionaldoturismo.
Assinado pelo Ministério do Turismo e Conselho Nacional de Turismo, o Prêmio Nacional do Turismo possui caráter simbólico e tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no País.

Em 2019, novas categorias de premiação foram criadas. Serão reconhecidos com medalhas 8 profissionais de destaque que tenham atuado de forma proativa em benefício do desenvolvimento do turismo e, com troféus, 33 Iniciativas de Destaque – hierarquizadas em ouro, prata e bronze – que tenham contribuído de forma significativa para o setor, conforme os seguintes detalhes:

Profissionais de Destaque – 8 categorias

• Academia
  • Governo – Dirigentes
  • Governo – Técnicos
  • Empreendedores de médio e grande porte
  • Mídias sociais
  • Micro e pequenos empreendedores
  • Organizações não governamentais
  • Imprensa

Qualquer pessoa pode fazer a indicação de profissionais em www.turismo.gov.br/premionacionaldoturismo. Mais uma vez, em respeito ao princípio da impessoalidade, não serão homologas as inscrições de servidores em exercício no Ministério do Turismo ou membros do Conselho Nacional de Turismo.

Iniciativas de Destaque – 11 categorias

• Fortalecimento da gestão integrada e descentralizada do turismo
  • Gestão de dados e monitoramento no turismo
  • Sensibilização, qualificação, certificação e formalização no turismo
  • Aproveitamento do patrimônio cultural para o turismo
  • Turismo de base local
  • Produção associada ao turismo
  • Turismo social
  • Tecnologia no turismo
  • Marketing e comercialização do turismo
  • Melhoria do ambiente de negócios e atração de investimentos

As inscrições poderão ser feitas em www.turismo.gov.br/premionacionaldoturismo pelos responsáveis pela realização da iniciativa, seja do setor privado, do setor público ou do terceiro setor.

A premiação segue as regras de dois editais publicados pelo Ministério do Turismo (disponíveis no Portal Institucional www.turismo.gov.br, no menu “Chamadas Públicas e Seleções” – Editais de Seleção Pública nº 01 e nº 02/2019) e os vencedores serão definidos por comissões julgadoras, no caso de iniciativas, e votação popular online, no caso de profissionais. A cerimônia de premiação será realizada no mês de dezembro em Belo Horizonte/MG.

O Prêmio Nacional do Turismo foi criado em 2018, quando foram premiadas 21 iniciativas – a partir de 242 inscritas – de instituições públicas, privadas e do terceiro setor e 5 profissionais que contribuíram para o fortalecimento do turismo no Brasil.

A equipe da Coordenação-Geral de Produtos Turísticos está à disposição para dirimir eventuais dúvidas pelo telefone (61) 2023-8165 ou e-mail produtos@turismo.gov.br.

Créditos texto: DN Senac

Créditos imagem: Emprotur