Atrativos turísticos são mapeados com vídeos em 360 graus

O turista que pretende vir ao Rio Grande do Norte já pode ter uma prévia do que vai encontrar, e com uma experiência diferenciada. Os principais atrativos de Natal e de municípios da costa potiguar foram mapeados e gravados em vídeos em 360°, que são ideais para serem visualizados com óculos de realidade virtual. Todo o conteúdo foi produzido com câmeras especiais, que possibilitam a visualização de imagens em todos os ângulos. Mesmo em telas comuns, como a de desktops e de aparelhos celulares por exemplo, é possível assistir esse tipo de vídeo, tocar sobre a imagem e arrastar para cima, baixo, esquerda e direita para ver todos os detalhes. A iniciativa está dentro das ações do programa Investe Turismo, que é promovido pelo Sebrae, Ministério do Turismo, Embratur e Secretaria Estadual de Turismo (Setur).

Foram produzidos 12 vídeos que destacam os atrativos da Rota Natal e Litoral do programa, que engloba os municípios de Natal, Parnamirim, Extremoz, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Touros, Rio do Fogo, Tibau do Sul (incluindo a Praia de Pipa), Canguaretama, Galinhos e Baia Formosa. Os vídeos estão disponíveis no canal do Sebrae no Rio Grande do Norte no YouTube. Um dos destaques é o passeio de buggy virtual nas famosas dunas de Jenipabu, um dos cartões postais do Rio Grande do Norte.

Os vídeos foram gravados em português, inglês e espanhol e são apresentados por um guia de turismo profissional, que conhece bem os recantos e encantos do Rio Grande do Norte.  De acordo com o gestor do Investe Turismo no Sebrae-RN, Yves Guerra, a produção do material está alinhada com uma das estratégias do programa, que é a inovação da oferta turística.

“Alguns destinos no Brasil já trabalham com realidade virtual e realidade aumentada, por isso, o Sebrae decidiu dar essa contribuição no RN para destacar que forma mais interativa o potencial de cada um dos municípios da rota. A ideia é que esse material possa ser levado para feiras de turismo ou ser utilizado por operadoras vendem o destino RN lá fora, assim como por empreendedores do segmento”, ressalta o gestor.

As gravações e produção duraram cerca de quatro meses e o resultado foi apresentado durante o Turistech 2019. São 12 vídeos que destacam o Litoral Norte, o Litoral Sul, Maxaranguape, Touros-Rio do Fogo, Pipa-Tibau do Sul, Natal, Parnamirim, Gostoso, Galinhos, Extremoz, Passeio de Buggy e Canguaretama-Baia Formosa.

O programa Investe Turismo foi lançado no Rio Grande do Norte no início de junho deste ano. No total, o programa conta com um investimento próximo a R$ 1,3 milhão para reestruturar os principais destinos turísticos da costa potiguar. Estão programadas várias ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços turísticos de nove municípios. A intenção do programa é também desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de viagens um impulso econômico para toda a região.

Créditos: Agência Sebrae

Foto: Canindé Soares



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *