Sustentabilidade como o “novo normal”: uma visão para o futuro do turismo

O Programa de Turismo Sustentável One Planet, liderado pela Organização Mundial de Turismo (OMT), anuncia sua nova visão para o turismo global – crescer melhor, mais forte e equilibrar as necessidades das pessoas, do planeta e da prosperidade. A Visão One Planet para a Recuperação Responsável do Setor de Turismo baseia-se nas Diretrizes Globais da OMT para Reiniciar o Turismo, com o objetivo de emergir mais forte e mais sustentávelda crise do COVID-19. 

Esse esforço combinado ocorre no momento em que vários destinos ao redor do mundo começam a diminuir as restrições de viagens e mobilidade e o setor de turismo está se preparando para retomar sua atividade com as lições aprendidas com a pandemia. 

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse: “A sustentabilidade não deve mais ser um nicho do turismo, mas deve ser a nova norma para todas as partes do nosso setor. Este é um dos elementos centrais de nossas Diretrizes Globais para Reiniciar o Turismo. Está em nossas mãos transformar o turismo e que emergir do COVID-19 se torna um ponto de virada para a sustentabilidade. 

O One Planet Vision pede uma recuperação responsável para o setor de turismo, que se baseia na sustentabilidade, para recuperar melhor. Isso sustentará a resiliência do turismo para estar melhor preparado para futuras crises. A Visão apoiará o desenvolvimento e a implementação de planos de recuperação, que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para o Acordo de Paris. 

No momento em que os governos e o setor privado estão embarcando no caminho da recuperação, é o momento certo de continuar avançando em direção a um modelo de turismo mais econômico, social e ambientalmente sustentável. 

O Programa de Turismo Sustentável One Planet visa aumentar os impactos do setor de desenvolvimento sustentável até 2030, desenvolvendo, promovendo e ampliando práticas de consumo e produção sustentáveis ​​que aumentam o uso eficiente dos recursos naturais, produzindo menos resíduos e enfrentando os desafios do clima. mudança e biodiversidade. O Programa de Turismo Sustentável One Planet é liderado pela OMT, com os governos da França e da Espanha como co-líderes e em colaboração com o PNUMA. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *