Senac e Sebrae lançam capacitações gratuitas em biossegurança com foco no segmento turístico

Capacitações online permitirão que empresas e profissionais se adequem às normas sanitárias  

Trabalhadores, Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte que atuam no setor do turismo do Rio Grande do Norte podem contar com o Senac e Sebrae para capacitações gratuitas em biossegurança, voltadas ao retorno das atividades pós-Pandemia da Covid-19. A participação nas qualificações permitirá que as empresas se habilitem a receber Selo que está sendo construído pelo Governo do Estado, com o objetivo de atestar os padrões de qualidade implementados nesses empreendimentos.   

As instituições são parceiras do Plano de Retomada do Turismo, iniciativa que visa a construção de uma série de ações integradas para garantir a saúde pública e organizar a retomada gradativa do turismo, preservando os empregos e auxiliando na segurança econômica e sanitária para uma atividade mais segura em todo o estado.  

Presidente dos conselhos do Senac e Sebrae, Marcelo Queiroz, destaca o importante papel das organizações do Sistema “S”, sobretudo neste contexto de preparação de empresas para a retomada da economia. “Os impactos desta crise não têm precedentes em todos os segmentos econômicos, porém serão ainda mais longos para o turismo. Desde o primeiro momento, estamos juntos com o Governo do Estado, contribuindo com a construção do Plano de Retomada, que seja efetivo, trazendo segurança aos turistas e aos empresários”, afirmou.  

Trabalhadores do Turismo 

Através do Senac, podem participar dos cursos profissionais com idade a partir de 18 anos, que atuam nos segmentos de Meios de Hospedagem; Alimentos e Bebidas; Serviços Receptivos, Espaços e Equipamentos de Lazer e Visitação.   

A partir desta sexta-feira (10), a instituição abre mais um processo seletivo para realização de cursos de capacitação, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As inscrições são realizadas por meio do site rn.senac.br, a partir das 14h desta sexta-feira,10, até às 12h do dia 15 de julho.   

Com aulas online ao vivo, as capacitações têm 20 horas cada e pretendem habilitar os envolvidos na cadeia produtiva do turismo para implementação das normas de biossegurança exigidas no Protocolo de Segurança Sanitária, para o pleno funcionamento das atividades no contexto pós-Covid 19. Nesta segunda etapa, estão sendo disponibilizadas mais 500 vagas. A seleção dos alunos ocorrerá de acordo com a ordem de inscrição no site. 

Para se inscrever, é preciso possuir renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais, comprovados por meio de auto declaração, e apresentação de documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade. O candidato também deve dispor de computador com acesso à internet, visto que as aulas ocorrerão a distância.   

MEIs, Micro e Pequenas empresas 

Com o Programa Reinicie, o Sebrae atuará focado em capacitações gratuitas para Bugueiros; Guia de Turismo; Barraqueiros; Quiosqueiros; Locadores de Mesas e Cadeiras; Ambulantes e Lojas de Artesanato. Além disso, serão ofertadas consultorias para os demais segmentos do setor.  

A entidade também conta com a Consultoria Bioprevenção, por meio da qual está ofertando subsídio de 80% para as empresas do setor turístico. Nesta modalidade, os consultores do Sebrae serão responsáveis pela construção de Diagnóstico; Plano de Ação Personalizado e Descrição dos procedimentos de segurança a serem implementados.   

As inscrições poderão ser feitas através do site rn.sebrae.com.br/bioprevencao, a partir do dia 13. Outras informações estão disponíveis por meio do 0800 570 0800. 

“O coronavirus impactou o ambiente sanitário, social e econômico tornando o mercado de viagens praticamente estagnado. Isso trouxe consequências aterradoras para o RN que tem no turismo um importante componente do seu DNA econômico. Todas as mais de 50 atividades associadas ao segmento foram severamente impactadas. Neste sentido, além da consultoria em bioprevenção desenvolvida para aplicar boas práticas de higiene e prevenção  contra a COVID-19 para pequenos negócios, o SEBRAE-RN desenvolveu uma trilha educacional 100% gratuita e 100% digital para atender os segmentos de bugueiros, guias de turismo, quiosqueiros , ambulantes e lojas de artesanato, que são elos fundamentais para movimentar o setor”, explica a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt.  

A gestora do projeto de Bioprevenção destaca que ideia é atender todo o Estado preparando os Microempreendedores Individuais (MEIs) para o novo momento onde o turista local ou de qualquer outro lugar possa escolher o RN como destino por constatar que estará seguro, cercado de cuidados e bem acolhido como sempre foi pelo povo potiguar.  

Sobre o PRT – O Plano de Retomada do Turismo do Rio Grande do Norte é uma ação liderada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, com participação do Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Sebrae, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Norte (Sindetur RN) e a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN (SUVISA-RN).  

O objetivo é promover ações integradas dos empreendimentos turísticos para garantir a saúde pública e organizar a retomada gradativa das atividades, preservando os empregos e auxiliando na segurança econômica e sanitária. O Plano prevê ações de grande porte, a serem desenvolvidas ao longo dos próximos 18 meses.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *