Senac apoia municípios do RN na premiação do Green Destinations

Com apoio do Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, os municípios potiguares de Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Parnamirim estão concorrendo ao Prêmio Green Destinations, que selecionará, em outubro, os 100 Melhores Destinos Sustentáveis do Mundo.  

Para participar, eles precisaram se certificar junto ao Conselho Internacional de Turismo Sustentável, órgão ligado à Organização Mundial do Turismo (OMT), bem como enviar relatórios descrevendo boas práticas que demonstrem os esforços no intuito de manter a sustentabilidade em benefício dos visitantes, residentes e do meio ambiente como um todo. Agora, os documentos serão avaliados por uma comissão formada por especialistas de todo mundo.  

A apresentação dos principais destinos de 2020, o Top 100, acontecerá em outubro deste ano. Esses se qualificam para o Prêmio dos 100 Melhores Destinos Sustentáveis, a ser apresentado no dia dos Destinos Verdes Globais, na primavera de 2021 em Bodrum, Turquia.  

Esta ação está inserida no plano de trabalho do Projeto Verena, parceria internacional desenvolvida pelo Sistema Fecomércio RN e Senac, com a Câmara do Comércio e Indústria de Trier (IEC Trier), no estado alemão da Renânia Palatinado.  

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Queiroz, explica que a base para inscrição das cidades norte-rio-grandenses na premiação internacional foi o trabalho desenvolvimento por meio do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL Turismo).  

“O DEL é um dos principais pilares do Projeto Verena aqui no estado. E ele já tem como eixos norteadores os mesmos parâmetros Green Destinations, o que contribuiu para que esses municípios pudessem se inscrever nesta seleção e faz com que eles tenham boas chances de obter a certificação. Utilizamos uma metodologia de trabalho que empodera, facilita o planejamento e execução de ações de curto, médio e longo prazos; bem com possibilita acesso à tecnologia e processos inovadores voltados à estruturação e formação da cadeia produtiva do turismo em cada destino”, ressalta Queiroz. 

Para o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, a participação em uma premiação como a do Green Destinations oportuniza o melhoramento da sustentabilidade, qualidade, competitividade e comercialização do destino. 

Saiba Mais – Formada por especialistas, a Green Destinations é uma associação para o turismo sustentável no mundo. Avalia e certifica municípios, condados, províncias, regiões e áreas protegidas (Parques Nacionais, UNESCO Geoparks) que procuram reconhecimento internacional do turismo responsável; pela forma como administram seu patrimônio, ambiente e clima, e a qualidade de sua oferta turística. A entidade se baseia em seis eixos norteadores: gerenciamento do destino, natureza e paisagem, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar social, negócios e hospitalidade.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *