MTur anuncia que Fungetur empenhou R$ 800 milhões em 1.300 operações de janeiro a julho

Com aumento de mais de 400% nos contratos firmados nos primeiros sete meses de 2020 em relação a 2019, e de 2.610% em relação ao total de 2018, o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) apresenta seu balanço. O Ministério do Turismo, responsável pelo Fundo, anuncia que já empenhou R$ 787 milhões para as 1301 operações contratadas entre janeiro e julho deste ano, sendo 97% de micro e pequenas empresas.

Em maio, a Medida Provisória 967 destinou R$ 5 bilhões para socorrer o setor, que foi um dos mais afetados nesta pandemia. O MTur afirma que foi a maior operação de crédito da história para o turismo brasileiro. Dos 1.301 contratos, 851 foram para capital de giro, 428 para aquisição de bens, 13 para obras e nove para bens/capital de giro ou bens/obra.

Podem solicitar o crédito, ainda de acordo com o Ministério do Turismo, acampamento turístico, agências de turismo, meios de hospedagem, parques temáticos, transportadora turística, casas de espetáculos e equipamentos de animação turística, centro de convenções, empreendimento de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, empreendimento de entretenimento e lazer e parques aquáticos, locadora de veículos, organizador(a) de eventos, prestador de serviços de infraestrutura de apoio a eventos, prestador especializado em segmentos turísticos, além de restaurantes, cafeterias e bares.

Com o intuito de dar mais agilidade ao processo de liberação dos recursos, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória nº 944, que permite que empreendedores do Turismo façam a adesão ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e ao Fundo de Garantia de Operações do Banco do Brasil (FGO). Podem participar do Programa microempresas ou empresas de pequeno porte, a sociedade empresária, a sociedade simples e a empresa individual de responsabilidade limitada.

Fonte: Tribuna do Norte/ Blog e-Turismo