Participantes do DEL Turismo, municípios potiguares apresentam cases locais em evento internacional

Após serem premiados no concurso Sustainable Top 100 Destinations –  reconhecimento internacional concedido a 100 destinos com práticas modelo que levam ao caminho de um turismo mais responsável no mundo –  os municípios de São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Parnamirim, participaram nesta sexta-feira (09), do quarto dia da programação da Conferência Internacional Global Green Destinations Days (GGDD 2020), apresentando cases de sucesso locais.

Participantes do DEL Turismo – programa desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina ( FACISC) e do Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha (BBW), para elaborar e implementar um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável do turismo local – os munícipios apresentaram projetos locais, desenvolvidos sob consultoria das equipe técnica do programa.

Dos 9 municípios brasileiros reconhecidos pelo TOP 100, apenas quatro foram convidados para apresentar seus projetos, três do RN e o de Rolante-RS, que também participa do programa DEL.

O primeiro a apresentar foi Parnamirim. Representado pelo seu secretário de Turismo e Planejamento, Giovani Rodrigues, o município levou o case do Centro Cultural Trampolim da Vitória. São Miguel do Gostoso, foi representado pela secretária de Turismo e Comunicação Janielle Linhares, que falou sobre a execução e resultados dos cursos de turismo com base nas comunidades locais, oferecidos pelo Senac RN. Finalizando a participação potiguar, a secretária de Turismo de Tibau do Sul, Elizabeth Bauchwitz, falou sobre o modelo de gestão desenvolvido no Santuário Ecológico de Pipa.

A GGDD é conferência anual para conectar profissionais da sustentabilidade, destinos e organizações do setor do turismo de forma a promover a troca de conhecimentos e a encontrar soluções sustentáveis para os destinos turísticos. Nesta edição, especialistas de 14 países estão participando do evento.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca a presença do DEL nesses municípios como fator decisivo para impulsionar o desenvolvimento e reconhecimento do turismo do RN.

“A participação destes municípios em um evento deste porte, ratifica a eficiência do trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do DEL Turismo. A consultoria da equipe técnica do programa tem transformado os modelos de gestão pública e privada nas localidades onde é implantado, trazendo resultados que criam novos diferenciais competitivos, colaborando tanto para o desenvolvimento da atividade turística local, quanto para a visibilidade internacional desses destinos”, afirma Queiroz.

Saiba Mais – O Programa Rede de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo é uma metodologia inspirada no modelo alemão para gestão do desenvolvimento local. O Programa foi implantado no Rio Grande do Norte por meio de uma parceria entre a Fecomércio RN, FASISC-SC, Federasul-RS, Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemães BFZ, BBW e SEQUA. Com adaptações focadas no fortalecimento do turismo local, a iniciativa oferece um intercâmbio de conhecimentos entre os municípios do RN e a Alemanha, além de promover treinamentos focados no desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade e governança municipal de cada destino turístico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *