Candidatos destacam planos para turismo do RN

O turismo está entre as principais atividades econômicas do Estado e tem potencial para crescimento ainda mais expressivo. Entre abril de 2019 e fevereiro de 2020, houve uma arrecadação de R$ 2,5 bilhões no setor. A pandemia teve graves implicações para o segmento, que está em recuperação. A rede hoteleira registra uma ocupação média, neste fim de semana, de 83%.

Mas as entidades representativas do setor apontam uma série de medidas necessárias para que o turismo possa crescer de acordo com seu potencial no Rio Grande do Norte. No documento “RN em Foco”, a Fecomércio (Federação de Comércio e Bens Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte) apontou medidas que considera essenciais para melhor as condições das atividades das empresas do setor: redução do ICMS sobre a energia elétrica, atenção à relicitação  do aeroporto Internacional Aluízio Alves, incentivar novos investimento, desburocratizar o licenciamento ambiental dos projetos e investir na promoção e divulgação do destino. Também destacou a necessidade de “requalificação, renovação e inovação dos produtos turísticos do Estado e ações para o turismo serrano, religioso, histórico, cultural e de aventura.

As entidades dos setores produtivos defendem ainda mudança de gestão nos equipamentos e locais de atração turística e investimentos em infraestrutura para evitar que Natal e outras cidades do Estado com potencial de recebe visitantes fiquem sem competitividade em relação a outros destinos turístico do país e mesmo em outras regiões no mundo, uma vez que a competição atualmente, nesse setor, é globalizada.

Diante desses desafios em um setor tão relevante para a economia do Estado, a Tribuna do Norte propôs aos cinco candidatos ao governo do Estado por partidos com coligações que têm representação na Câmara dos Deputados uma indagação. A pergunta foi respondida pela governadora Fátima Bezerra (PT), pelo ex-deputado Fábio Dantas (SDD), pelo senador Styvenson Valentim, pelo administrador Danniel Morais (PSOL) e pela servidora pública Clorisa Linhares (PMB), os cinco candidatos por coligações que têm partidos com representação na Câmara dos Deputados.

A pergunta:

Entidades representativas dos setores produtivos têm apresentado propostas para recuperar equipamentos turísticos do RN, com mudanças de uso e gestão. Como vê essas propostas? Qual projeto apresenta para intensificar a divulgação dos destinos turísticos do Estado?

Proposta para o turismo do RN

Como desenvolver o setor turístico?

Fátima Bezerra (PT)

Recuperamos nove espaços turísticos que estavam abandonados. Atuamos para diminuir os impactos da pandemia, com oferta de crédito; redução de 25% para 12% da alíquota de energia elétrica de hotéis e pousadas e juro zero nas faturas atrasadas de gás natural. Seguiremos fortalecendo o setor em parceria com entidades representativas e a iniciativa privada para fazer muito mais, como a melhoria da malha rodoviária, fundamental para a interiorização do turismo.”

Fábio Dantas (Solidariedade)

“O Turismo é a nossa indústria sem chaminé. São mais 120 mil empregos e quase 2 milhões de pessoas que vem nos visitar mesmo com insegurança, péssimas estradas e divulgação do destino e alto custo das passagens. As propostas do setor produtivo e os exemplos de sucesso do país nortearem nosso plano. A concessão dos equipamentos de turismo e cultura, estradas de qualidade, segurança com muita tecnologia e política agressiva para trazer sustentabilidade e passagens baratas ao nosso aeroporto são algumas das nossas propostas. Acesse www.mudarn.com.”

Styvenson Valentim  (Podemos)

“O turista ter deve uma experiência inesquecível em sua estada e a iniciativa privada oferece a melhor solução para gerir os serviços. Ao Estado cabe divulgar o setor, nacional e internacionalmente, bem como oferecer a infraestrutura necessária – viária, energética, de comunicações, de esgotamento sanitário e outras, além de, em conjunto com o setor, definir e estabelecer uma política de qualificação profissional adequada às necessidades do trade turístico.”

Clorisa Linhares (PMB)

“Essas propostas são importantes, mas é preciso fazer mais. No meu plano, pensei em diversas ações para o turismo do nosso Estado. Além de melhorar a infraestrutura logística de acessibilidade turística de forma a permitir sua melhor interiorização, pretendemos transformar Natal em cidade de eventos, atraindo Congressos, reuniões internacionais etc. Também pretendemos investir em saneamento básico, preferencialmente, nas cidades turísticas. Ademais, fomentaremos o incentivo a novas pesquisas cientificas, mobilizando setores público e privado; incremento da cadeia produtiva do turismo e tornaremos o RN atrativo aos empreendedores.”

Danniel Morais (PSOL)

“Defendemos a qualificação da gestão pública. Com eficiência e sem amarras políticas, investiremos nos equipamentos turísticos do estado e na capacitação das equipes. Vamos abrir um novo processo de concessão para a Via Costeira, com foco no desenvolvimento de novos hotéis e outros empreendimentos, mas também democratizando o acesso da população à praia. Ainda queremos diversificar o turismo potiguar, interiorizando e atraindo mais turistas estrangeiros.”

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: RN tem potencial para o desenvolvimento do turismo e setor produtivo tem propostas para superar desafios. Créditos: Alex Régis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *