Carnaval de Natal movimenta R$ 126,8 milhões na economia local

O Carnaval de Natal de 2023 promoveu a circulação de R$ 126,8 milhões na economia da cidade, em recursos movimentados pelas quase 440 mil pessoas que passaram pelos diversos polos da festa organizada pela Prefeitura. Os dados foram revelados em pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio/RN) e divulgada na última terça-feira (28), em solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão com a participação do prefeito Álvaro Dias. 

O levantamento também apontou que 88,6% do público pretende voltar para participar de outras edições do evento, assim como outros impactos econômicos positivos. O presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, fez a apresentação dos dados, juntamente com o diretor de Inovação e Competitividade da entidade, Luciano Kleiber.

A pesquisa Fecomércio ouviu 700 pessoas, entre os dias 16 e 21 de fevereiro (cinco dias de evento) e tem margem de confiança de 95%, e atestou que o montante em circulação na economia da cidade foi superior ao Carnaval de 2020 (antes da Covid), que fez circular R$ 111 milhões em Natal. Além disso, os festejos carnavalescos da capital potiguar movimentaram o dobro de recursos do evento em Parnamirim e mais que o dobro de Caicó. Mais de 66% dos foliões participaram do Carnaval na capital, motivados pela programação montada pela Prefeitura, aprovando as atrações musicais e os eventos gratuitos nos polos. 

Confira: Pesquisas Carnaval 2023

Evento produz aumento em vagas de emprego 

A pesquisa também aferiu a percepção dos comerciantes. Ao todo, 300 empreendedores formais e informais participaram do estudo. Desse universo, 73,3% foi impactado de forma positiva pela festa; tendo 31% deles reforçado suas equipes de colaboradores com novas contratações durante o período e 66,3% investido na ampliação do estoque. 

O presidente do sistema Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, disse que a realização de investimentos e a promoção de eventos como o Carnaval por parte da gestão pública se mostra uma medida acertada. Segundo ele, os indicadores trazidos pela pesquisa só corroboram para haver uma ampliação dessas ações como forma de aquecer a economia, sobretudo, nesse momento de retomada pós-pandemia.

“O Carnaval de Natal é um evento consolidado e representa muito para o comércio. Diversos segmentos como bares e restaurantes, hotéis, setor de vestuário, artesãos, salões de beleza, comércio informal, enfim, uma grande parcela de empreendimentos é impactada pela festa. Os ganhos foram muito animadores e chegaram em uma boa hora, já que o setor teve muitas perdas em virtude da pandemia”, avaliou o dirigente.

Fonte: Prefeitura do Natal | Foto: Alex Régis

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